A Floene, em conjunto com o INEGI, entidade de referência em gestão e engenharia industrial, têm o prazer de apresentar o 2º Seminário do Projeto, destinado aos Setores da Cerâmica e do Vidro.
Depois de uma análise a estes dois setores, e de um conjunto de workshops que foram realizados ao longo do ano, surge agora o momento de apresentar e discutir os Planos de Ação Setoriais desenvolvidos, com base nas atividades anteriores, com o objetivo de assegurar a eficiência, a modernização e a competitividade do Setor da Cerâmica e do Setor do Vidro. Cada um destes Planos visa:
Caracterizar o setor industrial e o caminho para a descarbonização;
Impulsionar melhorias na eficiência energética em processos industriais consumidores de combustíveis fósseis;
Promover a incorporação de gases renováveis em processos com elevados consumos energéticos.
Neste evento iremos contar com a presença das Associações Industriais de cada setor, a APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria, a AIVE – Associação Dos Industriais De Vidro De Embalagem, e ainda do CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, uma entidade científica e tecnológica transversal aos dois setores.
Programa
Na mesma data e local, e no âmbito do Projeto CeramicLowCO2, que integra um conjunto de iniciativas, irá ocorrer o workshop “ O Impacto do Novo CELE e do princípio DNSH, no caminho da Descarbonização da Indústria Cerâmica e do Vidro”. Trata-se de uma medida financiada pelo PRR e promovida pelo CTCV e APICER.
Os Seminários fazem parte da Ação 3 do Projeto, onde se pretende apresentar e discutir os Planos de Ação Setoriais desenvolvidos a partir da análise realizada com os Diagnósticos Energéticos e Inquéritos a indústrias do setor em questão.