Galardão Indústria de Futuro

Inscrição

O Galardão “Indústria de Futuro” visa reconhecer uma unidade industrial/empresa nacional que se destaque pelo seu contributo e compromisso para a descarbonização, nomeadamente por via de gases renováveis.

 

Assim, este prémio destina-se a unidades industriais/empresas, ligadas à Rede Pública de Gás gerida pela Floene, que estejam a desenvolver projetos com gases renováveis, enquanto vetores energéticos. Os projetos devem ter divulgação pública.

 

O júri responsável pela atribuição do Galardão será composto por representantes de entidades parceiras do Projeto Indústria de Futuro – AIP, APE, CIP e INEGI – e pelo promotor da iniciativa, a Floene. 

 

A indústria/empresa vencedora será convidada a participar na cerimónia de premiação, durante a Conferência Final (21 de janeiro de 2025, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa), onde será destacada pela sua contribuição para a descarbonização e inovação industrial.

A Floene pretende igualmente divulgar na cerimónia, nos nossos meios de comunicação e noutros que sejam possíveis, o nome das indústrias/empresas candidatas, dando-lhes visibilidade pelo seu compromisso para com a descarbonização. Mais informações sobre este evento
aqui.

Para se candidatar ao Galardão Indústria de Futuro, clique no botão “INSCRIÇÃO“, à direita nesta página.

 

Nota: O Galardão não tem valor monetário. 

Vencedor

O Galardão desta iniciativa foi entregue à Grestel – Produtos Cerâmicos, S.A., com o seu projeto Ecogrés 4.0.

Este projeto inovador visa criar a unidade industrial de produção de louça de grés mais sustentável a nível mundial, integrando conceitos de economia circular, sustentabilidade e eficiência energética, onde se inclui um forno industrial intermitente preparado para operar com misturas até 50% de gás natural e hidrogénio. Um exemplo inspirador de como a indústria pode contribuir ativamente para um futuro mais sustentável.

 

Agradecemos ainda aos restantes candidatos ao Galardão “Indústria de Futuro”, HyChem SA, Recer, SA, Revigres e Ria Stone, cujos projetos demonstram, uma vez mais, que as redes de gás e os gases renováveis, como o hidrogénio verde e o biometano, terão um papel fundamental para se fazer uma transição energética mais rápida, justa e económica.

Prazos
  • 17 de dezembro 2024: Abertura de candidaturas;
  • 12 de janeiro de 2025: Limite para submissão da candidatura;
  • 15 de janeiro de 2025: Notificação, via email, da indústria/empresa vencedora;
  • 21 de janeiro de 2025: Anúncio público da indústria vencedora e entrega do prémio na Conferência Final do Projeto. 

Além da indústria vencedora, a Floene pretende igualmente divulgar na cerimónia, nos nossos meios de comunicação e noutros que sejam possíveis, o nome das indústrias/empresas candidatas, dando-lhes visibilidade pelo seu compromisso para com a descarbonização. 

Regulamento

Pode consultar o documento aqui.

DATA:

21 JANEIRO 2025

Categoria: